Seguidores

27.2.12

PIACENZA / EMILIA-ROMAGNA ITALIA

Ciaooo a Tutti da Emilia Romagna ... explorando a regiao da Pianura Padana onde estao localizadas varias cidades da Lombardia e da Emilia R. nas proximidades do Rio Po ...
Piacenza é uma das principais cidades desta regiao onde o Turismo se destaca ..marcada fortemente pelo periodo Medieval, é uma cidade muuuito velha e me senti nos livros de Historia ...imaginar que um dia estudei sobre os castelos medievais, as guerras, os cavaleiros que usavam armaduras e se duelavam com espadas mortiferas ... e um dia aqui estou .. dentro de um dos mesmos castelos ..que por incrivel que seja ainda existe ..dentro do museu civico onde estao guardadas armaduras de ferro e todo o armamento de guerra recuperado e conservado me deu calafrios ...
estou falando do Palazzo Farnese importante monumento localizado na Piazza Cittadella abriga varios museus um deles este que ao entrar tranquilamente pensei ... sao so armas de guerra e armaduras medievais =D aham ... dei uma olhadinha aqui ..outra la ... tudo bem ... ate que ..

..

me deparo com uma coleçao medonha de todos os tipos de lanças mortiferas usadas nas guerras sangrentas medievais ... ja lembrando daquela guerra da invasao dos Franceses em 1796 ... enfim vi uma espada pequena depois vi uma media e depois ... aumentaram de tamanho ... as lanças eram maiores .. mais pontudas ..mais mortiferas impossiveis ... eu juro que me deu sensaçao de desmaio ... me veio gosto de sangue na boca .. me deu fobia em ver aquelas armaduras fechadas ... quando eu ia desmaiar me deparei com a porta da saida ... fui correndo =)
Conclusao : eu adoro Historia ! mas a parte boa da Historia ! que com certeza nao inclui a era medieval ...
me veio alguns filmes e cenas na minha mente .. uma sensaçao estranha ... tipo chega de velharia!!! preciso de uma pausa !! aqui é tudo velho ...uma hora cansa ..estou dentro dos livros de Historia ... nos mesmos lugares de outrora... incrivel.
Depois para me recuperar fui para a famosa e bonita Piazza dei Cavalli onde estou na foto =) o cidadao sobre o cavalo é Alessandro Farnese, terceiro duque de Parma e Piacenza nascido em 1545 e teve papel importante em varias batalhas .. neste dia estava tendo uma feirinha gastronomica para melhorar o meu animo .. depois de me aprofundar tanto tanto na historia .. escrever tanto...explorar tanto... fotografar tanto.... mereço uma feirinha gastronomica hehe nao ? hehehe

continuo contando da saga em Piacenza no proximo Post

baci baci
 Dentro do Castello Farnese acontece a mostra de artesanato dos aposentados de Piacenza que chama muito a atençao de quem entra para visitar os demais museus do Palazzo.... uma simpatica velhinha de mais ou menos 89 anos te recebe com um bello sorriso te oferece uma balinha ..diz que é gratuito e te pede uma assinatura =)
Primeira Observaçao: Nota-se o nivel cultural dos aposentados logo de cara e percebe-se quao importante e representativa a Arte esta para os Italianos assim como a Malandragem esta para os Brasileiros =D acho que deu pra entender hehe
Os mesmos recriaram a mao usando alguns materiais como ripas de madeira, gesso, arames, cobre etc ... simbolos de poder Europeu como a Torre Eiffel e o Big Ben e estas na foto acima que sao as torres de Piacenza =) destaque para a plataforma em miniatura que ao invez de sair petroleo saia vinho branco =P e o velhinho simpatico nos ofereceu como aperitivo Hummm e a Bicicleta que era uma maquina de café Hummm.. velhinhos muito simpaticos ...o Dom para a Arte ja nasce com a pessoa =)

Ja na Piazza Cavalli... na feirinha Gastronomica =D tomei um cha de menta marroquino.. com biscoitinhos locais ... sanduiche com salame ... vinho tinto... um cafezinho tudo de graça para chamar a atençao da Prefeitura Local para mostrar a indignaçao do povo diante da Privatizaçao da agua!!! ..a agua da rua aqui na Italia é pura e natural querem privatiza-la como fazem no Brasil .. e a populaçao esta doida ! rs

Como toda cidade aqui na Italia ..Piacenza também era circundada por um muro e boa parte dele ainda esta Intacto .. e vale muito a pena conhecer esta Joia Historica localizada no centro da Vecchia Bota.

Este video a seguir mostra a Majestade de Piacenza em imagens de varias partes da cidade e junto com a musica de fundo faz uma combinaçao perfeita para entender a historia e a emoçao de estar onde tudo aconteceu...

 Un brindisi con colli piacentini ragazzi vino Tipico di qua.
=D
 Estamos na Emilia Romagna Berço das queridas Ferraris !
 Por aqui .. tem mais Ferraris do que Fuscas no Brasil hauhauhauha


la chiesa di San Francesco....
Construida  entre  1278 e 1363 pela vontade de Ghibellino Umbertino Landi, é em estilo Gótico Lombardo...uma Obra dos padres que queriam ampliar a então primitiva Igreja.. e assim foi transformada  no final dos anos 1700 em Hospital e em um grande Magazine. Depois do Exilio de Napoleão, foi restituida aos religiosos e nos anos 1848 foi proclamada ao Reino de Piemonte. Conserva em seu interior  lapides  de homens ilustres,quadros, esculturas e alguns restos de afrescos  dos XV e XVI séculos. A mais notavel escultura  logo no portal é a de San Francesco.

na feirinha gastronomica Hummmm
 il palazzo del Governatore...


A réplica  mais perfeita que já vi * por dentro e por fora .. os detalhes são impecaveis *  conheci o autor desta obra  que me ofereceu un bel bicchiere di vino tipico :) copinho verde*

Uma curiosidade ..o nome Piacenza  significa  cidade do prazer ... città del piacere !! la città che piace :) Vamos dar uma volta turística  pela Bella città de Piacenza ??? segue um video  narrado por uma simpatica Italiana  que mostra todos os detalhes  desta encantadora  città * vale a pena !



Ciaoooo ragazzi !! me escrevam :) alguma dúvida ? um beijo carinhoso para todos vocês !

Nenhum comentário: